quarta-feira, agosto 31, 2005

a escravatura do sol


Num país do norte, chega o meio de agosto, começa tudo a pensar que o inverno está mesmo aí e por isso é melhor aproveitar cada brilho do sol que ainda nos chega... Ao ponto de uma pessoa se sentir mal se está a dormir num sábado de manha solarengo. Porque a estrela mais desejada está lá fora é melhor aproveitar e fazer todas as reservas de raios de sol para o longo inverno.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Para a Rabanolas


Porque Brasa com Brasa se paga, aqui vai o favorito do momento...

Porquê?


Mas porque raio a preguiça nao me larga?!? Acho que nunca vou aprender Dinamarquês sou uma ranhosa e faltei descaradamente à aula... Faltei com a desculpa de nao acabar o trabalho no laboratório uma desculpa mascaradíssima de preguiça, a minha mente venceu-me e aqui estou eu agora a sentir-me mal!! tenho que pedir concelhos ao Filipe e ao Homer de como ser um preguiçoso com orgulho.
Ao menos isso...

domingo, agosto 28, 2005

Só mais um bocadinho...


Vou afogar o relógio para ver se este fim de semana dura mais...

sexta-feira, agosto 26, 2005

Rúbrica - Faça você mesmo


Hoje o Faça voçê mesmo veio visitar a Dinamarca esse país sem altos e baixos em que os vikings vivem pacatamente já sem as expediçoes destruidoras que os tornaram famosos.
Aqui o tempo livre é prezado ao máximo e bem aproveitado, e o Hobbie é a palavra de ordem. Desde míudos a graúdos, todos têm o seu passatempo, aquilo que os leva a levantar cedo e trabalhar eficientemente para voltarem rápidamente para a actividade que lhes faz brilhar os olhos.
O Faça voçê mesmo cruzou caminho com um investigador importante na área da imunologia que se levanta todos os dias às 5 da manha para ir trabalhar às 6h30m e voltar para casa à hora do almoço. Altura em que se dedica a ler poemas de Fernando Pessoa, o seu autor favorito.
Outro ex-libris desta cultura do passatempo sao as escolas de verao e da noite em que pessoas dos 15 anos aos 99 se reunem num espaço para aprenderem mais sobre qualquer assunto que tenham curiosidade. Seja Aikido, como fazer miniaturas, cozinha vietnamita, sombras chinesas, evoluçao do homem, enfim, tudo o que se queira! Aqui as pessoas aprendem e convivem, divertem-se e fazem novos amigos.
Pia Palm, 60 anos passa sempre uma semana das suas férias numa escola de verao, e foi aí que conheceu o seu segundo marido, já depois de estar divorciada há 10 anos e com os filhos independentes.
"Já fiz de tudo, desenho, pintura, culinária, mas agora estou dedicada às miniaturas. Estou a fazer a casa do meu pai na sua infância".
O faça voçê mesmo, termina aqui a sua rúbrica com esta brisa fresca do norte.

Gosto de Papoilas


foto:David Marcos Vazquez
Normalmento detesto as fotografias a flores, conseguem ser tao repetidas e tao comuns que fartam mesmo, embora sejam bonitas, mas esta... é linda!

quinta-feira, agosto 25, 2005

A febre da Salsa


Aqui na Dina a salsa é quase a dança nacional, toda a gente já dançou ou dança ou vai aprender... Há aulas grátis em muitas escolas para angariar mais adeptos e tudo.
Pronto eu já sabia que no norte da Europa estas danças latinas fazem um grande sucesso porque como eles sao muito organizados, até para dançar é preciso passos e regras e voltas e tresvoltas.
Mas ontem conheci um professor de salsa que tinha passado três anos no Nepal a dar aulas de salsa?!! No Nepal?!? E ainda disse que a China também já tem a febre à muito tempo e que é um alto sucesso.
Os pés de salsa estao a dominar o mundo!

segunda-feira, agosto 22, 2005

Domingo de Verao

Um dia a ver aves - As estrelas do dia

Os especialistas

A Lady paciência...

Vamos embora?

quinta-feira, agosto 18, 2005

MAIS???

O novo 'assalto' do betão ao Algarve

"Estão previstos mais de cem mil moradias e apartamentos para os próximos anos
Claro que gostava de ver a Meia Praia numa zona verde. Mas não sou dono daquilo, admitiu ao DN o autarca Júlio Barroso. Também não podemos cair em fundamentalismos ambientais que impeçam um de-senvolvimento adequado."

Das coisas que detestei mais de ver este ano em Portugal foi o crescer desmesurado de prédios horríveis no Algarve... E pelos vistos vai continuar. Só penso, Como é que é possível?!?!

É o Domínio!


Aqui os vikings sao fracos aos Matrecos, eu que tinha uma mesa na escola e que corria nos intervalos para os campeonatos de dez minutos, domino em qualquer jogo que acompanhe a noite. Em Portugal qualquer puto de treze anos me arrasa, mas aqui... Sou olhada com respeito!

quarta-feira, agosto 17, 2005

É proibido consumir

O esforço que é preciso fazer nesta terra para ir às compras é impressionante. Ando para comprar um Micro-ondas há meses! isto porque as lojas abrem das 10h ás 18h, e máximo até ás 8 da noite em dois centro-comerciais. Nos fins de semana só estao abertas até às três aos sábados. Ou seja, ou se vai a correr depois do trabalho, ou no sábado, tem de se acordar relativamente cedo e partir para a odisseia das compras em ruas inundadas de gente.
E quando eu digo que os nossos centros comerciais estao abertos até à meia noite, é um espanto... A primeira pergunta é: como é que as pessoas trabalham tanto? Aí eu tenho de explicar as maravilhas dos turnos... Coisa impensável nestas cabecinhas louras.
Esta dificuldade de conjugar horários tem um lado bom, as pessoas sao obrigadas a andarem a fazer coisas mais úteis que andar a ver montras, mas por outro, Eu quero o meu Micro-ondas!

segunda-feira, agosto 15, 2005

E continua a época do casório...


Depois da bela Zi, agora foi a vez da Louise uma Dinó-noiva.
E por isso tenho muito para descorrer depois desta imersao profunda na cultura Dinamarquesa, nesse momento tao carismático da vida de um jovem casal.
Casamento em Roskilde, um bocado p o longe, e em vez do carrinho e combinar boleias (pouca gente tem carro...) vai tudo de comboio e com o presente ás costas. Nunca vi... entao e se a gente decidisse dar uma máquina de lavar?! Eu bem refilei com o Timme que nao íamos andar com um jogo de Croquet por Copenhaga fora, mas o resto dos convidados lá vinha com os seus ainda maiores presentes amontoados às costas...

A cerimónia demorou uma incrível meia hora! só... isto é que é ir directo ao assunto, três salminhos, um discuro comprido do Padre sobre as moléculas e como as moléculas nao podiam ser separadas (aventurou-se a discorrer piadas biológicas numa audiência 50% experts no assunto... Corajoso!), promete amar e respeitar até que a morte vos separe? E já está!

Primeira impressao: "ah, esta gente nao se arranjou?!?"
Mas passado o casamento da igreja e a recepcao esfomeada com cenouras e pepinos as ladys vao mudar de roupa e pôr os seus vestidos de gala... Ah! e quando chegamos ao jantar está tudo espampanante.
Devia ser porque Dinamarquesa prevenida vale por duas e a recepcao era cá fora a igreja longe para burro, para quê amassar os pézinhos e rapar um frio de rachar?!?

De admirar é que sao pessoas práticas e o jantar era buffet com dois pratos à escolha, cada mesa ia à vez servir-se, nao havia cá grandes aparatos e comida à fartazana, assim uma pessoa nao se endivida para o resto da vida p fazer uma festa :-)
Depois a altura mais secante para mim que ainda nao domino a língua foram os discursos, uns dez ou mais para louvar os noivos, discorrer aventuras de infância, promessas de amor e tudo o mais q há a dizer pela família e amigos babados. É bonito... sim senhor... e deu muito a conhecer dos noivos e dá um aspecto mais pessoal à coisa. Mas ainda bem que eu nao percebi nada senao já sei que com a minha lagriminha fácil borrava a pintura toda...
Vivam os Noivos!

sexta-feira, agosto 12, 2005

Aquarela


Um novo projecto começou, para ajudar e preencher o dia a dia de 80 crianças em Montes Claros, no Brasil. Bairro de Santa Rafaela já foi a minha morada durante dois meses e muitos mais de saudades dessa estadia tao rica, provavelmente uns dos dois meses mais relevantes da minha vida.
Agora está lá a Rita a Zézinha e o Jorge durante um ano e cheios de coisas para contar. Aconcelho leitura do arrancar deste projecto, e lembrem-se que é impróprio para acomodados às diferenças do mundo...

quinta-feira, agosto 11, 2005

Baby Boom


Na última semana fui visitar 4 bébés recém-nascidos. Lindos fofinhos... pequeninos! incrível!! Isto para nao falar dos que nasceram nos últimos meses à minha volta... 4 só nas pessoas do laboratório, 5 filhos dos amigos do Timme, 1 da minha família e 2 de amigas!

Já nem nos podemos orgulhar do nosso calorzinho tao bom...

Só nos traz problemas... é seca e incêndios...
Aqui na Dinamarca perguntam-me sempre como é que vao os fogos em Portugal.

quarta-feira, agosto 10, 2005

De volta à vida

Está a custar atirar-me para a rotina diária...