quarta-feira, dezembro 21, 2005

Viva a Fraldinhas!

Foto: Carlos Henrique

O meu dia de anos foi óptimo! A primeira vez que passo fora de Portugal, e pensava que ia a ser assim um tanto ou quanto triste... porque eu fico sempre emocional nos meus anos. Entao estando longe da minha maezinha e tudo... pensava que ia sentir saudades elevadas ao cubo.

Mas aqui o Timme tratou de me mimar. A tradiçao Dinamarquesa (sim porque este país tem tradiçoes para TUDO) é que o aniversariante seja acordado com uma surpresa: cançao de parabéns com chocolate quente, bolinhos e bandeiras.

Eu comecei por estragar tudo levantando-me... mas é que já tava a ficar tarde, e nada de ele aparecer a cantar. Mas pronto voltei recambiada para os lençois. Afinal ele tinha entornado natas pelo chao todo, o que atrasou a coisa...

Depois da sessao de presentes do Timme, e embrulho da minha mae vindo de Portugal, fui para o trabalho a cantar Parabéns a mim!

Levei brownies que toda a gente gostou. No meio do dia atarefado em que ninguém pára, eu escrevi que havia bolo às 10h30 porque eu estava a celebrar 26 Outonos. E Pimba, tava lá tudo a comer e a conversar, e a dizer que sorte que eu tinha, só 26 aninhos (eu sou a mais nova daquela cambada).

Depois tive uma reuniao toda importante que correu muito bem, e o sol já brilhava. Tanto em Lisboa com em Copenhaga, por isso só pode querer dizer que eu sou uma boa menina, esteja onde estiver...

Aqui levam isso mesmo a sério, se o dia está mau nos teus anos é porque te portaste mal durante o ano. Até há uma mae toda preocupada lá do laboratório que tem de dizer à filha que está sempre mau tempo no dia dos seus anos (25 Novembro) que deve ser porque há pessoas más a fazer anos naquele dia. Nao vá a míuda ter um trauma, depois de passar o ano todo a comportar-se.

Depois tive de ir ao Dinamarquês. Nao era bem o que me apetecia, mas levei chocolates e foi giro, até que um rapaz todo simpático me disse:
- Ah, porque é que nao trouxeste um bolo. Da outra vez uma rapariga trouxe bolo e vinho e ficámos a aula toda a comer bolo e a beber vinho.
Eu ignorei-o e pensei: Se tu fosses mais simpático talvez eu pensassse no caso... Parvo! Eu só os conheço há uma semana porque as turmas estao sempre a mudar. E o personagem era Americano, eh eh, coincidências...

Depois fui tomar um copo com a Pam, Timme e outras Filipinas simpáticas. Já que todos os meus outros amigos daqui JÀ FORAM PARA PORTUGAL!!

Todo este dia foi recheado com telefonemas, SMSs, mails e mensagens no blog que me alegraram o coraçao, e fazem-me sempre sentir contente e pensar... "Como é que esta gente toda se lembra dos meus anos?!?!"
Obrigada a TODOS!!

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Adoro os calendários de Natal


Para mim é o melhor do Natal, saborear cada dia que falta quando o calendário é cheio de chocolates... Mesmo daqueles que nao sabem nada bem e que nem sequer se derretem na boca.

Quando tenho um calendário de Natal parece que esta época dura mais e nao sao só aqueles diasinhos cheios de actividade e barriga cheia.
Este ano tenho um que dá a loteria. Posso ganhar um milhao de kroas, vou tirando as janelinhas dia a dia e é mais excitante que o chocolate semsaborao.

Mas o melhor de tudo é contar os dias até aos meus anos e até ao Natal!

Aqui há calendários para todas as idades e desejos. Loteria para os mais velhos, um presentinho por dia para os mais pequeninos. É ver os pais nas lojas dos trezentos a comprar porcariazinhas para encher o calendário cheio de saquinhos. Sortudos os míudos de cá, recebem mais de 24 presentes.

domingo, dezembro 18, 2005

Mais uma...

Acho que este blog se vai tornar mais num diário dos meus disparates do que qualquer outra coisa...
Depois de pôr o telemóvel para lavar agora mais uma situaçao lixada do maravilhoso mundo de Mafalda.


Estava eu em casa de uma amiga Brasileira, em que conheci o marido dela pela primeira vez. Deu para perceber que ali se tinha um homem latino, caloroso, simpático mas a pôr a disciplina na casa toda.

Estava eu prestes a ir-me embora depois de um delicioso lanche com pao de queijo de fazer babar qualquer ser com papilas gostativas funcionais, chega uma camionete da IKEA com umas compras q eles tinham feito de manha.

O pai e a mae descem e eu fico com o míudo que tem três anos, mas o míudo só queria ir para a porta e eu tentava pô-lo cá dentro. De repente a rapariga aparece com uma pesada prateleira e o meu instinto é ajudá-la a transportar a coisa.

ERRO!!! Nunca ajudes!! A porta fechou-se! e ficámos os quatro cá fora.
Claro que ninguém tinha chaves, e a culpa tinha sido minha.

O pai berra com o filho porque ele nao devia ter saído de casa, a Mae berra com o marido porque ele devia era ter carregado tudo sozinho, mas no fundo no fundo eu sabia que eles queriam era berrar comigo...

Eu lá me desfazia em desculpas, mas a ver a vida a andar para trás. Domingo à noite na Dianamarca mandar vir a companhia das chaves arrombar a porta deveria ser uma fortuna das boas... E ficar ali umas boas horas ao frio, na escada, à espera, com mau ambiente, nao era o melhor serao de domingo que eu tinha imaginado.

Mas graças a Deus e ao meu anjinho que tb salvou o telemóvel afogado, o vizinho de baixo descobriu o administrador do prédio que tem uma chave para cada andar. Ufa... e tudo se resolveu em 15 minutos.
Que alívio...

quinta-feira, dezembro 15, 2005

E se um desconhecido lhe disser que lê o seu Blog...

Isso é...

Embaraçoso!!

Quando escrevo penso que as alminhas desconhecidas que me visitam estao lá longe em Portugal, ou noutros países, mas nunca penso que as posso encontrar ao virar da esquina no meio da Dinamarca...
Até ontem. É giro ser reconhecida pelo blog e depois de passada a cara encarnada dos primeiros minutos até sabe bem uma conversa amigável.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Hoje passei o dia assim...


Pior que ter obras nos vizinhos é ter obras no trabalho! O dia todo a levar com barulho de fazer tremer... Já sabemos que os homens entram às 8h, almoçam às 11h30m e saem às três (devido ao nosso ouvido sentir-se no paraíso a partir das 15h).
Ou seja, durante estes meses de pesadelo (sim vao ser meses!) vou chegar mais tarde ao laboratório para sofrer menos agressoes sonoras.

terça-feira, dezembro 13, 2005

O que eu queria estar lá!!!

3 brasas e mitos da faculdade, juntaram-se e imaginem o resultado...


Nao percam e mandem um beijo meu ao Feliciano!!

segunda-feira, dezembro 12, 2005

"Cá te espero no Verao" diz Copenhaga apaixonada

"Copenhaga está lá..." palavras de Rabanete, Copenhaga corou, sorriu, e mostrou o sol envergonhada.


Os caminhantes do dia com a lagriminha no canto do olho da amiga saudosa.


Num dia longínquo: eu, a menina azul e os patins de gelo seremos só DOIS

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Socorro o meu viking é sonâmbulo!!


Acordei levantei-me e vi um cabide caído no chao ao pé da cama. Nao me lembro de ter deixado aquilo ali. O Timme acorda e pergunta se eu deixei um cabide na cama porque ele acordou à noite com um cabide em cima dele e deitou-o para o chao.
Estranho!?
- Tu já foste sonâmbulo! quando eras pequeno... Lembro-me de contares...
- Ah pois fui!
- Ahhh és outra vez!!
Que medo... e se eu o vejo durante a noite a andar aí de um lado para o outro...

O que vale é que me deu risota para o dia todo a imaginá-lo a levantar-se de noite e ir buscar um cabide. Deve ser má consciência de deixar a roupa sempre no chao.
"tenho de arrumar a roupa... nao posso deixar a roupa no chao..."

terça-feira, dezembro 06, 2005

Somos TAO internacionais...

O Big Boss:
O nosso departamento tem 12 nacionalidades diferentes, orgulho-me muito disso! E é tao bom sermos internacionais.

Almoço de Natal:
Cada departamento tem de fazer um entertenimento tipo peça de teatro ou cançao... qualquer coisa para animar a malta. Língua oficial: DINAMARQUÊS.
Ah, mas dizem no fim, quem nao fala dinamarquês deve participar na mesma, mexe os lábios e abana o cuzinho!

A mim nao me apanham. Que falta de consideraçao, aconselho a todos os cientistas a NUNCA virem para a Dinamarca eles só querem é números para aumentar a sua intenacionalidade!

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Depois da Promessa de Ano Novo adiantada, o presente tb já chegou:


Pois foi, o presente chegou adiantado e com o patrocínio da NOKIA.
Fazer a lida da casa pode ser um trabalho árduo... principalmente se esse alguém tem distracçao crónica.
Hoje pus o telemóvel do meu Boy na máquina de lavar!!
Eu nao queria acreditar, depois de tirar a roupa toda, qualquer coisa pesada ainda estava no tambor... AHHHH!! é o telemóvel!! Fiquei branca... E deixei-o dormir até às duas da tarde.

- Bom dia!
- Olá... aconteceu uma coisa má... Pus o teu telemóvel na máquina de lavar... desculpa...
- Tás a gozar?!
- Nao... Mas era uma boa piada para um domingo de manha.
- Vou tomar banho...

Mas o presente, foi que o telemóvel FUNCIONA!!! Depois de três horas a secar aberto em cima de um aquecedor Funcemina!!
Sequinho sequinho Nokia Nokia!
Bem, mas já me estive a informar, e parece que nao sou a pessoa mais distraída do mundo, já aconteceu a muito boa gente (pelo menos é o que diz o Google) e parece que pode pifar de vez daqui a uma semana por danos internos devido aos minerais da água.
Mas o melhor é que há um chico esperto que aconselha a pôrmos o telemóvel de novo em água destilada durante 12 horas para remover todo o detergente e sais minerais...
Ele só pode ser um vendedor de Nokia disfarçado.

sábado, dezembro 03, 2005

Daqui a uns meses em Barcelona


A Zi vai-me proporcionar a fantástica maravilha de ser Tia!
Ter um bébé rechonchodinho para apertar e dar presentes, brincar e fazer caretas. YUPI!!!
Barcelona agora vai ser destino mais que desejado para as tias babadas biolôcas.
Que emoçao... A primeira amiga a casar a primeira amiga a estar grávida.

Antes companheira de pipetagem e genétiquices, maluca para todas as horas, com a beijoca e o beliscao sempre prontos. Hoje mulher de família cao, gato e mosquinhas amestradas.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Depois de um intervalo de 10 meses...

O que os gostos se discutem...

Foto: Sérgio Luz Pinto

Eu gosto de bolos mal cozidos, ele nem os pode ver... isso nao é bolo e enfia mais um quilo de farinha e mais uma hora no forno. Assim sim, uma coisa fôfa e sem sabor. Gracias, sim?!

E que tal a sala, um sofá encarnado? dava uma côr à casa?! Encarnado? nem pensar!! Essas côres flourescentes verde tóxico e côr de laranja esfusiante que os Portugueses têm a mania de usar, até me ferem os olhos. Isso na casa?! Verde assim? Só se fosse para me dar pesadelos com resíduos nucleares. Simpsons, onde o Homer trabalha... tás a ver?! é aquele verde que sai de lá verde radioactivo.

E que tal assim aquela camisa ali bem sexy?! sexy sexy?! aquilo é piroso, nem penses. E aquela saia? Bem, nao gosto... e aquela? que horror! Por favor nunca me compres roupa...

segunda-feira, novembro 28, 2005

Decisoes de Ano novo antes do tempo:

O que eu descobri sao as poucas horas em que eu realmente trabalho, desde que me pus a contar mesmo...
E por isso antes que o ano novo seja aquele dia em que me afundo em promessas esquecidas na semana a seguir, vou tentar quebrar a tradiçao, fazendo uma decisao Aqui e Agora.
Pode ser que se cumpra até à primeira semana do ano e por isso já valeu a pena.
Tenho de trabalhar mais.
E para começar apaguei toda a lista de favoritos que nao era relacionada com o trabalho do meu computador do escritório. É que com a lista de 30 blogs, e cada vez a crescer, nao dava já muito tempo para fazer alguma coisa para além disso!!
Nao quer dizer que nao vá ler alguns durante o dia, mas ao menos nao vou picar o ponto a todos os da minha longa EX-lista :-)
Ah e escrever posts durante o dia... Nao mais!!

Afastem-se de mim blogs do Diabo!!

domingo, novembro 27, 2005

E se o Inverno...

foto: Geir Søyland

- O torna mal disposto
- sem vontade de sair à rua com o frio
- o faz dormir muito mais tempo
- O faz engordar...

Nao procure mais!! Nós temos a soluçao: leia tudo o que quer saber sobre os seus sintomas e como os resolver AQUI

sexta-feira, novembro 25, 2005

Conflitos Norte Sul


Foto: Charles Dias

Há sempre gafes dos sul europeus quando chegam a terras nórdicas. A clássica é prespegar com duas beijocas na cara lavadinha de um nórdico acabado de conhecer e ele fugir com a cara ao beijo como quem foge com nojo de ranhoca verde.

Mas ontem tive o prazer de me rir de mais uma. Uma Espanhola acabada de chegar, só conhecia um dinamarquês de outros tempos, e este deu-lhe guarida por uns dias até ela arranjar casa. Sendo eles amigos e tendo uma boa relaçao ela esperava que ele lhe dissesse quando ele nao ia aparecer em casa.
Mas aqui a palavra de ordem é INDEPENDÊNCIA e dar satisfaçoes a quem quer que seja nao encaixa na cabeça loura dos vikings.
Ó pois, mas a rapariga estava preocupada às 7 da manha ele ainda nao está em casa, toca de lhe ligar, pode ser que lhe tenha acontecido qualquer coisa.
- Hello?
- Hi, this is Kristian
- Hi it is Carme, are you OK?
- yes!?!?!?!
- ok, sorry

quinta-feira, novembro 24, 2005

Anna


Foto: António Manuel Pinto da Silva

A Anna, secretária aqui do departamento tao caladinha e sossegada, almoça todos os dias longe da cozinha, sozinha e com o seu jornal.
Parece ter uma vida pacata comum, mas tem muito que contar:
Emigrou jovem para o Canadá, onde criou três filhos. Nao estando feliz com o marido decidiu deixar de fumar e poupar esse dinheiro, porque nao trabalhava, para fugir de volta para a Dinamarca. Poupou até à altura que os filhos já tinham 20 anos. E um dia comprou viagem e veio-se embora.
Deixou a vida e o marido para trás. Sem divórcios, sem discussoes. Ela só nao queria viver com ele mais.
Chegou, e trabalhou na embaixada Canadiana como secretária durante muitos anos.
Passou a pertencer ao clube das caminhadas e esses eram os seus novos amigos. Foi aí que conheceu o seu segundo parceiro, com quem começou a viver e foi muito feliz.
Até ele morrer...
De volta às caminhadas tem agora outro amigo. Mas desta vez cada um tem a sua casa. "Eu já estou velha e tenho as minhas manias", ele leva-a a jantar fora e vêm filmes juntos.
Mas agora ele tem alzheimer e a Anna trata dele.
Há vidas...

quarta-feira, novembro 23, 2005

O que me Move

Venho aqui responder à sugestao da Menina azul


Foto: Catarina Marques

Sempre vivi em Lisboa, até ao fim do curso, quando escolhi fazer Erasmus na Grécia, mais precisamente em Creta.
Até essa altura tinha a certeza absoluta que queria passar uns tempos fora de Portugal. Durante viagens de verao fascinavam-me as diferenças culturais, conhecer pessoas de outros países e aprender com a sua visao, eu sempre muito observadora... mas muito caladinha.
Creta foi tudo isso e muito mais, calhei num instituto mediterrâneo atulhado de nacionalidades diferentes. Palestinianos, Libaneses, Algerianos, Kenianos, e tb outros europeus, pessoas interessantes e cheios de vontade de partilhar a sua cultura.
Vivíamos todos na mesma residência que mais parecia uma estância de férias, com praia ao perto, montanhas à mao de semear, fins de semana de percorrer a ilha à boleia.
E esse ano transformou-me... parecia que conhecia o mundo e aquilo dava um certo poder, tolerância, e descoberta.
Em Portugal é tudo tao igual... as personalidades, o modo de viver e os ideais. E ali, a descoberta tinha sido quase infinita.
Tinha mudado muito, e apetecia-me continuar aquela experiência.

Acabado o curso concorri para muitas coisas, e a vontade que tinha era de sair mais uma vez. Nao para sempre, só por mais um bocadinho...
E assim foi, calhei na Dinamarca por acaso, uma bolsa para investigaçao por nove meses. Parecia o tempo ideal, sem muito compromisso, apenas para ver.

Aqui foi tao diferente da Grécia... frio, solidao e desconsolo, saudades de morrer. Nao tinha ficado mais tempo se o trabalho que faço e as condiçoes nao fossem tao boas, e ainda mais importante se nao tivesse conhecido o meu viking do coraçao.
Agora aqui estou, sem a mesma sede de estar fora de Portugal. Com saudades mesmo e vontade de voltar em breve.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Viva Utrecht!

Foi por pouco que lá nao fiquei... Este fim de semana fui promovida a Princesa da Dinamarca e fui tratada com o melhor que Utrecht e a Ana Rabana têm para oferecer.
Desde aprender a fazer Sushi, a ouvir a espectacular Big Band de Roterdao, conviver com o famoso Frade das caraíbas... Foi tudo perfeito e com direito a repetir um dia que as saudades apertem mais.

Sexta-feira


Sábado


Domingo




Segunda-feira

quinta-feira, novembro 17, 2005

Ai que Saudades...


Há saudades e saudades... faltas que doem só de pensar. Nós com a mania da saudade disto saudade daquilo, quando se sabe o que é a verdadeira saudade até custa usar a palavra para outra coisa qualquer...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Sorrisinho maravilha...

Aqui, o sorrisinho a estranhos é prática comum.
Qualquer pessoa que se cruze connosco nao desvia o olhar ou nos olha para os sapatos novos, olha mesmo olhos nos olhos e dispara o sorrisinho bem educado.
Ao príncipio eu achava que isso era bonito, sinal de frontalidade e simpatia com o estranho.
Mas pouco a pouco sinto-me mais desconfortável com esse olhar e sorriso.

Acho que deve estar mesmo integrado em mim desde pequena, nao sorrio para estranhos. Para um amigo é o maior sorriso do mundo, mas se sorrio para um rapaz na rua ainda pensa que estou no engate! (ai que menina séria...)
Experimentem, se estao em Portugal, e se vao no metro quando cruzarem o olhar com alguém sorriam, para ver o que a pessoa faz.
Hipóteses:
1. desvia o olhar e nao sorri de volta
2. Pensa: "será que o conheço de algum lado?"
3. Pensa: "Este gajo deve ter ganho a loteria..."
Tb nao é para olhar fixamente, senao ainda levam uma bofetada.

terça-feira, novembro 15, 2005

Já me sinto uma Dina...

Foto: Torben e Marie Ager

Entao nao é que hoje fui votar para as autárquicas de Copenhaga?! Com muito espanto meu lá recebi um cartao de voto em casa há umas semanas, e hoje devia comparecer na escola mais próxima e exercer o meu dever(?!?)
Um bocado estranho... Lá me informei mal e porcamente sobre as possibilidades em que votar. Porque é um bocado díficil para quem nao percebe a língua ouvir debates e formar opinioes, resta-me perguntar às pessoas e tal.
Nao posso votar em mais nada, porque para legislativas e europeias tem de se ser nacional do país. Mas até sabe bem ir lá pôr uma cruzinha :-)
Depois fiquei nervosa porque queria perceber tudo o que me diziam. Senti assim o dever de aumentar as minhas capacidades linguisticas Dinamarquesas, nao vá eles exaltarem-se com o facto de uma estrangeirinha estar para ali a mandar postas de pescada sobre quem deve liderar a câmara e no fundo nem perceber a língua.
Aqui vota-se à terça, e quem nao estiver no país pode votar antes na câmara, e nao há cá inscriçao na Junta de freguesia nem cartao de eleitor. Uffa até sabe bem tanta simplicidade.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Tá-se!

Foto: J.R.Garcia

Uma semaninha Alôni no laboratório! Sozinha sozinha tb nao queria, mas assim com o grupo restrito de duas técnicas, um recente PhD do mais giro e simpático que alguma vez este laboratório já viu e mais um companheiro de gabinete muito converseiro.
Ou seja... Estado Zen... No stress de reunioes e gráficos e arranja aqui isto e como é que se chama aquilo.
Foi tudo para uma conferência nos Camaroes em que eu nao me inscrevi porque nao sabia se estava cá nesta altura.
Mas nem tudo é paz... Nos Camaroes é só alta tecnologia! O centro de conferências tem internet Wireless e o meu workaholic supervisor já me anda a mandar mails e a pedir resultados.
A ver se o calor tropical lhe acalma os neurónios excitados :-)

domingo, novembro 13, 2005

A língua Dinamarquesa é muito traiçoeira...

Mais uma brejeirice... devo estar a voltar aos tempos aúreos da idade das asneiras.

uma mulher - a Mulher - mulheres

en kone - Konen - koner

sexta-feira, novembro 11, 2005

Como é que os doces salgados cá vieram parar?


Hoje a passear pela cidade tive uma inspiracao momentânea motivada por um reclame luminoso, o reclame velhinho explicava o que os Dinos já esqueceram...
Estes apetitosos docinhos pretos que aqui vêm, sao o maravilhoso Lakrids. O terror de todos os estrangeiros quando vêm parar pela primeira vez a países do norte.
Isto porque estes projectos de doces sao os favoritos dos vikings amargos e por isso querem oferecer a sua maravilha a toda a gente.
A reaccao de qualquer imprevidente apanhado nesta armadilha é imediatamente cuspir a terrível pastilha peganhenta e amarga. Como é que alguem pode considerar aquilo um doce?!
Hoje no reclame (ó pá deixem-me lá usar esta palavra mais uma vez :-) dizia:
O tempo Dinamarquês é tempo de Gajol.
Ora Gajol é uma marca dos malfadados doces. Nem mais. Está explicado. O frio o vento e a dôr de garganta sao combatidos activamente com estes doces amargos que só podem ser bons para a tosse. Bem o meu avô dizia que O que arde cura e o que aperta segura .
Mas a minha conviccao é que esse lakrids, tem qualquer componente aditivo. É que eles comem aos montes! Desde pequenos a levar com aquela cura... e chegam a graúdos nao há dôr de garganta que os apanhe nem dia sem Lakrids.
Bem, o que eu estou a pensar é importar este componente para Portugal e tentar abrir um negócio de venda destes doces mal amados, nao sei como é que vou habituar a populacao à coisa. Mas se resultar... Imaginem, é fortuna garantida!
Nao há Dr.Bayard que resista!
E o que é certo é que eu já estou viciada... (ups...)

quinta-feira, novembro 10, 2005

Finalmente! COISAS que já faziam falta!

Image Hosted by ImageShack.us
Amigos nao temam mais! A grande inventora de teorias está aí! É ela, a mestre, essa personalidade do mundo do evolucionismo da dança e da psicologia, a multifacetada sempre bem disposta e viajada DIANA

quarta-feira, novembro 09, 2005

As viagens intergalácticas da minha mente


A minha mente tem momentos intermitentes de paragem cerebral, paragem penso eu, porque fico completamente desligada da realidade que me rodeia, mas no fundo, a mente, essa maluca anda aí a viajar pelo o universo e mais além.
Só pode... Tem de haver algum motivo nobre, alguma razao mais forte, algum percurso ordenado pelo grande senhor intergaláctico que é urgente de ser executado.

Só assim se explica o deitar fora de 16 tubos prontinhos, depois de perder um dia a prepará-los, e ter a imagem nítida de estarem no frigorífico.
Depois de percorrer todos os cantos e recantos encontro-os rodeados de milhares de outros tubos no meio do desperdício mal cheiroso de um laboratório.

Eu compreendo, a minha mente preciosa é necessária noutros confins do universo e eu, pessoa generosa e altruista, deixo e permito-me andar por aí esvaziada de qualquer ligaçao à terra.
Isto já se passava durante os meus 18 anos quando o instrutor de conduçao batia as palmas para me acordar do meu estado dormente de olhos abertos e maos no volante.
Mafalda tu desligas de vez em quando...

Passa-se todos os dias ao pequeno almoço, em que olho para a janela, enquanto como à velocidade de duas migalhas por hora, e perco tempo a olhar pela centésima vez para a composiçao dos cereais.

Mas deitar tubos fora?!?! Isso Nunca me tinha acontecido.

terça-feira, novembro 08, 2005

Eu Já sabia!

You Belong to London



A little old fashioned, and a little modern.
A little traditional, and a little bit punk rock.
A unique woman like you needs a city that offers everything.
No wonder you and London will get along so well.

What City Do You Belong In?

segunda-feira, novembro 07, 2005

O sonho da roulotte...


Sempre tive em ideia que partir pela estrada num carrinho, dormir onde a paisagem calhasse mais abensonhada, escolher o trilho ao sabor do destino e chegar onde o mapa acabasse era um bom programa de férias.
E nesta ida ao Canadá isso aconteceu. Tivémos o carro do amigo do Timme com colchao incorporado e foi a nossa casa durante dias de ON THE ROAD Babe!

Mas todos os sonhos têm os seus banhos de realidade quando sao experimentados. Afinal era um bocado díficil escolher o local maravilhoso: ou era privado, ou dizia claramente: Proíbido acampar.
O que nos dava certos problemas quando o Joao Pestana já nos batia à porta mas cadê da falésia sobre o rio virada para o nascer do sol?!?!
Houve um dia que acabámos por dormir entre um banco e uma escola primária, com um holofote a abrir-nos a pestana...

domingo, novembro 06, 2005

Utrecht Vs Copenhaga: 1 igual

Copenhaga vai a Utrecht e Utrecht vem a Copenhaga. Vai ser assim a programaçao das festas para Novembro e Dezembro!
A minha Menina azul vai-me mostrar os seus peixinhos e eu vou-lhe mostrar os meus esconderijos.
Ai que bom!
É que esta vida de bióloga nao é nada fácil... Ter os amigos todos espalhados por inúmeros países... Vê-los no Natal e com alguma sorte no verao. Nao é justo...
Eu bem vejo o Timme aqui na Dinamarca, tem uma vida normal, conheceu pessoas excelentes na faculdade, e hoje em dia convive com elas, vê-os a assentar a ter filhos, a trocarem umas cervejolas.
E eu, a falar com os meus amigos raramente, a ter de apanhar um aviao para ter umas boas gargalhadas a relembrar velhos tempos, fazer milhares de quilómetros e esperar por um casamento para ter uma noite de memória.
É claro que também tenho amigos aqui. Mas sempre que reencontro os velhos amigos, vejo como aquilo é tao mais...

Mas por dois fins de semana vou esquecer tudo isso... ou quase...

sexta-feira, novembro 04, 2005

Perdoem-me a brejeirice


A minha gargalhada ontem na aula de Dinamarquês:

Verbo nascer:
Nascer - presente - passado - perfeito

at føde - føder - fødte - født

E ainda me rio mais um bocado que o dia de anos se chama Fødselsdag.

quarta-feira, novembro 02, 2005

2 anos?!

Faz hoje dois aninhos que eu aterrei pela primeira vez em Copenhaga.
Há dois anos vinha eu fresquinha e cheia de expectativas... A pensar que ia ter um segundo Erasmus, no entanto vinha com algum medo dos nórdicos e da sua frieza conhecida.
Fui para o meu primeiro poiso levada pela senhoria que me foi buscar ao aeroporto, e descobri que a casa onde ia morar, que tinha um quarto muito bonito de paredes azuis, tinha um pequeno senao... Nao havia Duche!
Depois do escândalo inicial, lá me habituei a tomar banho na piscina ou na faculdade mas totalmente inconformada com a situaçao.
Nesses tempos iniciais andava contente de bicicleta por entre a chuva de Novembro 40 minutos para chegar ao trabalho, saía todos os dias que houvesse programa porque me queria integrar e conhecer pessoas. A alegria e entusiasmo da chegada ao desconhecido deu-me assim uma energia e vontade que ainda recordo com um sorriso.
Agora é tudo tao diferente, mais calmo e acomodado, só ando 20 minutos debaixo de chuva e tenho duche... :-)

segunda-feira, outubro 31, 2005

Aberto o concurso para a casa mais apalhaçada


Era assim a entrada de muitas casas no Canadá. As pessoas levam as decoraçoes a sério...
Imagino no Natal...

domingo, outubro 30, 2005

As estrelas da viagem...


Os Gansos das neves foram os principais intervenientes da nossa viagem. Estavam em altura de migraçao, desde o norte do Canadá para algures mais a sul nos EUA e passeavam-se pelos ares do Québec para se alimentarem descansarem as asinhas e aproveitar as côres do outono.


Eram mesmo muitos! E o pior exemplo que já vi de uma reserva natural foi neste sítio, onde DENTRO da reserva havia caçadores a exterminarem 60 gansos por dia por cada caçador.
Eu nao queria acreditar... Mas ouviam-se mesmo os tiros periodicamente.
O que acontece, é que os gansos sao muitos desde que há agricultura e eles tendem a ser tantos que quando retornam para o seu habitat do Verao, lá no norte, destroem as plantas todas que nao têm tempo de recuperar porque a invasao é extrema.
Por outro lado as culturas dos agricultores tb ficam invadidas e um tanto ou quanto desfacadas depois da sua passagem.
Entao é um assunto delicado, os caçadores gostam de um ganso fresquinho, os agricultores agradecem e o habitat do norte também.

Mas daí a matar os animais numa reserva natural com a autorizaçao da mesma vai um grande bocado...
Nao há nada pior que estar a observar os gansos em alegria conjunta e ouvir um barulho de fundo constante de carnificina e ver mesmo os caçadores ao longe. E além disso os gansos têm memória e para o ano podem nao voltar para a reserva, tentando encontrar um lugar mais calmo.
Pior de tudo: ouvir a guia da natureza a dizer a toda a gente que a caça é boa e por isso eles recomendam...

quinta-feira, outubro 27, 2005

Como definir projectos e resolver inúmeros problemas?

Ontem passei o dia todo numa reuniao para encontrar um caminho para o nosso projecto.
A forma de definir um novo projecto é chamada
Logical Framework Approach.
Adorei esta forma de chegar aos problemas e vou passar a utilizar em toda a minha vida:

Exemplo: o projecto a desenvolver é implementar a lingua Dinamarquesa na cabeça loura da Mafalda.

1. Definir os participantes do projecto e os seus interesses:
- Mafalda: aprender Dinamarquês sem ficar a bater mal.
- Professores: ensinar Dinamarquês sem bater na aluna.
- Timme: Ter uma namorada a falar Dinamarquês sem ter de lhe ensinar.
- Família do Timme: Nao ter que falar Inglês em todas as ocasioes familiares.
- Dinamarqueses em geral: poderem expressar-se na língua que mais têm à vontade.

2.Definir os Problemas:
A- A Mafalda nao pratica Dinamarquês.
B- O Timme nao fala Dinamarquês em casa.
C- Os colegas nao falam Dinamarquês com a Mafalda.
D- O professor de Dinamarquês é chato e gosta mais de falar inglês do que ouvir os alunos c o seu Dinamarquês macarrónico.

3.Transformar os problemas em Objectivos: (directamente e sem pensar em soluçoes):
A- A Mafalda já pratica Dinamarquês.
B- O Timme já fala Dinamarquês em casa.
C- Os colegas já falam Dina c a mafalda.
D- O professor já nao é chato e já fala Dina como deve.

4.Definir as actividades para realizar cada objectivo:
A.1 Maf vai Estudar as licçoes passadas;
A.2 Maf vai sair à rua e dizer que nao fala inglês em todas os locais de comércio; A.3 Maf só vai falar Dina em casa pelo menos um dia por semana e o Timme que se aguente à bronca;
A.4 Maf vai pedir aos colegas de trabalho p só falarem Dina com ela.

B.1 Timme vai deixar de ser tao perfeccionista e vai falar sem estar sempre a corrigir os erros de Maf.

etc etc...

D.1 Maf troca de professor.

5. Definir as Assumpçoes: Aquilo em que o projecto se apoia, condiçoes sem as quais o projecto é impossivel de se realizar. Cada uma tem de ser tida em conta e analizada:
1. A Maf quer aprender Dina. é verdade? SIM!; entao o projecto é viável...

2. A Maf nao tem Alzheimer.
É provável que a Maf nao tenha Alzheimer? NAO... Entao esta é uma Assumpçao Assassina!! Mata o Projecto!!

E assim Maf viveu feliz para sempre sem nunca mais ter que memorizar nenhuma frase... Deixem a Minha moleirinha em paz!

terça-feira, outubro 25, 2005

Pronto, já devemos estar infectados...


Este foi o melhor parque natural de todos. Os pássaros já estavam habituados a que as pessoas os alimentassem com sementes... Porque já há muito tempo há a tradiçao de fazer isso naquele local.
Mal nós entramos vêm uns três ou quatro chapins aos saltinhos: Já queriam brincadeira...
Sacamos das sementes, e eles atiram-se para as nossas maos.
Uma emoçao!
Para quem já está há uma semana a ver aves pelo fundo do telescópio sabe bem ter ali uns passarinhos à mao de semear.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Oh Para mim a mandar postas de pescada...

Mais umas palavrinhas minhas inspiradas pelo meu Birdwatcher favorito nesse semanário internético o Ciência Hoje

vivam as aves!!

domingo, outubro 23, 2005

Mas porque é que nao vieram para Copenhaga?!


Uma dúvida que persiste no meu miolo constantemente: Porque é que a grande quantidade de emigrantes Portugueses que existem espalhados por esse mundo fora nunca escolheram Copenhaga para seu destino? Era tao bom ter o que encontrei em Montreal ao virar da esquina:
A pastelaria com a bica e palmiers, mercearias com todos os regalos de uma boa boquinha, a papelaria Flôr do lar recheada de Nova Gentes e Marias e até o café central no recanto da avenida.
É verdade, tudo isto e muito mais: o Parque de Portugal para o orgulho nacional. E nao só lugares que pareciam retirados de uma vila recôndida, mas tb Bares e restaurantes com decoraçoes espectaculares, e cheios de pessoas de todo o sítio nao só o típico emigrante saudoso. Naquele bairro, um dos mais vibrantes de Montreal, Portugal marca mesmo presença e eu fiquei babada.
Só foi pena os empregados de tao ilustres locais nao dominarem o idioma nacional, jovens inconscientes nascidos e criados em Montreal tratavam-me por Senhorita para minha raiva e desvario.

Montreal recomenda-se!


Que espectáculo de cidade... Bonita, cosmopolita, cheia de cantos e recantos, lojas originais e bares acolhedores. Senti-me tao bem como nas minhas cidades preferidas (Lisboa e Barcelona).
Ali há espaço para todas as culturas e estilos de pessoas.
Nos fins de semana passámos na cidade com os nossos amigos que nos levaram aos seus lugares favoritos. Desde um bar com avestruzes embalsamadas a restaurantes em que se traz o seu próprio vinho e a refeiçao fica muito mais barata ou grafitis espalhados pela cidade nos locais mais improváveis e que a tornavam mesmo especial.

Atracçao de Outono



O melhor do Canadá no Outono sao mesmo as folhas, e as paisagens coloridas. Nunca cansa olhar para aqueles vermelhos, amarelos, acastanhados as cores das árvores em tom de desespero por saberem que o inverno vai ser longo.
Estive no Québec a província francesa do Canadá. Uma regiao mais ou menos do tamanho de Portugal+Espanha+França+Alemanha+Suiça, por isso em duas semanas deu mesmo para ver tudo... eh eh
Os franceses do Canadá têm um sotaque muito mais soft e lutam pela sua individualidade no meio do Norte da américa. Em muitos sítios nem uma palavra de inglês falavam e lá tive eu que impressionar o meu viking com o meu macarrónico francês. Pois aos olhos de um Dinamarquês eu falo fluentemente françês...

Visitámos um amigo do Timme, viking de gema que se mudou para Montreal há 4 anos atrás de um amor Canadiano. Ver o Canadá com guias como estes foi óptimo, os olhos de uma local mais os olhos de um emigrante crítico, como todos.

sábado, outubro 22, 2005

Mais gota menos gota...


Foto: Paul Rupert

Foram mais ou menos assim as duas semaninhas de férias.
Razao tinha o viajado do Nic que dizia que as temperaturas descem abruptamente e escandalosamente no Canadá. De 26 graus no dia antes da nossa chegada para cerca de 5 graus e chuva durante a nossa estadia.

Tenho de fazer queixa às associacoes de defesa do turista...
Mesmo assim é sempre um espectáculo passear por aquelas florestas outonais, conhecer uma cidade cosmopolita e morar mesmo ao lado de um pastel de nata.
Vou ali recuperar da única hora de sono desta noite e já venho...

quinta-feira, outubro 06, 2005

As próximas duas semanas:


Vou estabelecer contacto com os habitantes

As próximas duas semanas...

Vao ser assim:



Sim... Aves aves aves, vou ter o curso completo, e quando estiver bem cansadinha à noite, vou fechar os olhos e ver: Aves!

As próximas duas semanas...

Vao ser assim:


Foto: Jack Wilkinson

Acabei de saber que em Montreal estao cerca de 26 graus!! Yupi!! Verao aqui vou eu!!
Nunca pense que o Canadá no outono fosse assim quentinho...