Os Gansos das neves foram os principais intervenientes da nossa viagem. Estavam em altura de migraçao, desde o norte do Canadá para algures mais a sul nos EUA e passeavam-se pelos ares do Québec para se alimentarem descansarem as asinhas e aproveitar as côres do outono.
Eram mesmo muitos! E o pior exemplo que já vi de uma reserva natural foi neste sítio, onde DENTRO da reserva havia caçadores a exterminarem 60 gansos por dia por cada caçador.
Eu nao queria acreditar... Mas ouviam-se mesmo os tiros periodicamente.
O que acontece, é que os gansos sao muitos desde que há agricultura e eles tendem a ser tantos que quando retornam para o seu habitat do Verao, lá no norte, destroem as plantas todas que nao têm tempo de recuperar porque a invasao é extrema.
Por outro lado as culturas dos agricultores tb ficam invadidas e um tanto ou quanto desfacadas depois da sua passagem.
Entao é um assunto delicado, os caçadores gostam de um ganso fresquinho, os agricultores agradecem e o habitat do norte também.
Mas daí a matar os animais numa reserva natural com a autorizaçao da mesma vai um grande bocado...
Nao há nada pior que estar a observar os gansos em alegria conjunta e ouvir um barulho de fundo constante de carnificina e ver mesmo os caçadores ao longe. E além disso os gansos têm memória e para o ano podem nao voltar para a reserva, tentando encontrar um lugar mais calmo.
Pior de tudo: ouvir a guia da natureza a dizer a toda a gente que a caça é boa e por isso eles recomendam...
domingo, outubro 30, 2005
As estrelas da viagem...
Publicada por Maffa à(s) 12:16 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário