terça-feira, maio 17, 2005

Personagem número 3

Esta personagem ganhou o prémio “está tudo bem? Querem alguma coisa?” Até me sinto mal gozar de tamanha delicadeza... mas é digna de registo. Uma Chinesa que nos levou a Taman Negara, o parque natural mais antigo do mundo que tem floresta primária que nunca foi cortada que ocupa uma área muito extensa. De cinco em cinco minutos oferecia qualquer coisa, fosse água, ar condicionado, biscoitos, batatas fritas, chá, binóculos, eu sei lá... Fez-me sentir a pessoa mais malcriada do mundo por nao me preocupar nada com as necessidades dos outros comparando-me com a sua delicadeza. Mas chegava a ser excessivo, era do género de eu ter de ter cuidado para ver se a senhora estava a oferecer a sua própria refeicao e depois nao tinha de comer. Era bastante possível... Tornou-se um bocado constrangedor, porque era demais. Criou-se uma certa distância porque parecia que ela nos estava ali a servir em vez de sermos todos amigos e irmos passear, e quem precisasse de alguma coisa pedia. Mais características desta personagem: falou com todos os desconhecidos com que nos cruzámos. Todos! Seja para apontar as aves que estávamos a ver, para perguntar o caminho, para saber o que eles estavam a fazer, era a misse contactos, com o seu risinho simpático barra irritante. É horrivel ganhar embirracao com a pessoa que nos acompanha durante quatro dias mas eu ganhei... foi chato... Já nem conseguia olhar para a personagem sem pensar... “tá calada, deixa-me em paz”. Senti-me mal... Nao conseguia falar porque tudo me irritava, entao, dormia no carro, ou ia mais à frente na selva. Até a viagem terminar e eu respirar fundo. Mas há que dizer que reconciliei-me comigo e com a personagem uma semana mais tarde quando nos voltámos a encontrar para ir para outro sítio. Estávamos as duas mais relaxadas, nao tivémos de passar tanto tempo juntas, e o ambiente estava tranquilo sem o constante perguntar se está tudo bem, e com conversas interessantes. Ufff...

Sem comentários: