quinta-feira, outubro 02, 2008

Vida de grávida na Dinamarca

Muita gente me pergunta como é o acompanhamento da grávida na Dinamarca.
Só posso comparar com Portugal pelos blogs que leio.

Aqui é normal que toda a gente só use o sistema público, que funciona muito bem. Claro que com restricoes. Há um numero de consultas padrão, numero de ecografias limitado. Tudo para os recursos chegarem para todos.

Durante a gravidez toda, se tudo estiver a correr dentro da normalidade temos direito a 3 consultas com o médico de família; 5 consultas com uma parteira; 3 aulas de preparação para o parto; e duas ecografias.
Tudo bem contadinho e tudo grátis!

Mas basta haver a desconfiança de algo fora da normalidade para os médicos e enfermeiras se desdobrarem em exames. Há uma colega minha que faz ecografias de duas em duas semanas para verificar que está tudo bem.

A grande diferença com Portugal é a total ausência de obstetras quando corre tudo pela normalidade. Se o parto for normal e sem complicacoes, acho que durante toda a gravidez e parto não vejo nem UM médico obstetra. As parteiras dominam a área...
O que pode ser estranho para muitos, mas no norte da Europa é o mais comum...
Até agora não tenho nenhuma razão de queixa. Sinto-me muito bem acompanhada.

A coisa que mais me assusta, e que não gosto aqui é que apenas 30% dos partos são feitos com epidural...
Lá vou eu aumentar as estatísticas :)

5 comentários:

Inesa disse...

Mesmo sem qualquer experiência, tenho para mim que o parto é uma coisa bastante normal. Afinal, durante milhares de anos as pessoas nasceram sem obstetras ou até parteiras. O importante é que o acompanhamento exista e que, caso seja necessário, o alerta seja dado imediatamente e o médico seja logo chamado. Como estás na Dinamarca, não deves correr o risco de precisar de um obstetra e ele estar numa consulta particular ou num qualquer congresso no estrangeiro.
Vai correr tudo bem!
Beijinhos
I.

Anónimo disse...

Nao te preocupes! Qualquer coisa, tu grita! Que a Zizi e eu, entramos pela sala de partos a dentro, com um bouquet de obstetras para tu escolheres. E até podemos seleccionar só médicos feinhos, para nao ficares atrapalhada!

DM em Caracas disse...

A epidural pode ser bastante perigosa... Tenta sem ela e se não conseguires, dá um berro que eu levo daqui de Macau uma.
Se as nossas Mãezinhas, coitadinhas, conseguiram, tu também consegues.
Quer'zer... Se calhar a tua Mãe já teve com a Rita porque nós somos a última geração desimpiduralizada

Menina Azul Reciclada disse...

O' pa'... Viva a Epidural! Ja' falei com montes de amigos medicos sobre o assunto e muitos deles (nordicos incluidos, apesar das manias do naturalismo que reina nestas bandas) sao 100% a favor! Muitos dizem inclusive que e' melhor para o parto e para o bebe, pois assim nao esta' sob a influencia das hormonas de stress e dor que a mae produz aos molhes!

Maffa disse...

Pois eu também sou toda pró epidural. E nao percebo porque é que é perfeitamente natural ter anestesia para a maoioria dos procedimentos hospitalares dolorosos, mas quando chega ao nascimento ainda há muita gente que censura um bocado o facto de algumas mulheres quererem ter menos dôr do que as nossas maes e avós... Há riscos sempre com qualquer anestesia, e nao se vê aí ninguem a dizer que vai tentar ser operado sem anestesia para evitar os riscos...