terça-feira, novembro 15, 2005

Já me sinto uma Dina...

Foto: Torben e Marie Ager

Entao nao é que hoje fui votar para as autárquicas de Copenhaga?! Com muito espanto meu lá recebi um cartao de voto em casa há umas semanas, e hoje devia comparecer na escola mais próxima e exercer o meu dever(?!?)
Um bocado estranho... Lá me informei mal e porcamente sobre as possibilidades em que votar. Porque é um bocado díficil para quem nao percebe a língua ouvir debates e formar opinioes, resta-me perguntar às pessoas e tal.
Nao posso votar em mais nada, porque para legislativas e europeias tem de se ser nacional do país. Mas até sabe bem ir lá pôr uma cruzinha :-)
Depois fiquei nervosa porque queria perceber tudo o que me diziam. Senti assim o dever de aumentar as minhas capacidades linguisticas Dinamarquesas, nao vá eles exaltarem-se com o facto de uma estrangeirinha estar para ali a mandar postas de pescada sobre quem deve liderar a câmara e no fundo nem perceber a língua.
Aqui vota-se à terça, e quem nao estiver no país pode votar antes na câmara, e nao há cá inscriçao na Junta de freguesia nem cartao de eleitor. Uffa até sabe bem tanta simplicidade.

Sem comentários: