quarta-feira, novembro 23, 2005

O que me Move

Venho aqui responder à sugestao da Menina azul


Foto: Catarina Marques

Sempre vivi em Lisboa, até ao fim do curso, quando escolhi fazer Erasmus na Grécia, mais precisamente em Creta.
Até essa altura tinha a certeza absoluta que queria passar uns tempos fora de Portugal. Durante viagens de verao fascinavam-me as diferenças culturais, conhecer pessoas de outros países e aprender com a sua visao, eu sempre muito observadora... mas muito caladinha.
Creta foi tudo isso e muito mais, calhei num instituto mediterrâneo atulhado de nacionalidades diferentes. Palestinianos, Libaneses, Algerianos, Kenianos, e tb outros europeus, pessoas interessantes e cheios de vontade de partilhar a sua cultura.
Vivíamos todos na mesma residência que mais parecia uma estância de férias, com praia ao perto, montanhas à mao de semear, fins de semana de percorrer a ilha à boleia.
E esse ano transformou-me... parecia que conhecia o mundo e aquilo dava um certo poder, tolerância, e descoberta.
Em Portugal é tudo tao igual... as personalidades, o modo de viver e os ideais. E ali, a descoberta tinha sido quase infinita.
Tinha mudado muito, e apetecia-me continuar aquela experiência.

Acabado o curso concorri para muitas coisas, e a vontade que tinha era de sair mais uma vez. Nao para sempre, só por mais um bocadinho...
E assim foi, calhei na Dinamarca por acaso, uma bolsa para investigaçao por nove meses. Parecia o tempo ideal, sem muito compromisso, apenas para ver.

Aqui foi tao diferente da Grécia... frio, solidao e desconsolo, saudades de morrer. Nao tinha ficado mais tempo se o trabalho que faço e as condiçoes nao fossem tao boas, e ainda mais importante se nao tivesse conhecido o meu viking do coraçao.
Agora aqui estou, sem a mesma sede de estar fora de Portugal. Com saudades mesmo e vontade de voltar em breve.

Sem comentários: