domingo, janeiro 29, 2006

Escolha, educaçao ou mais um truque das hormonas?


Depois de ver o Brokeback mountain, e em vez de falar do filme, pus-me a pensar que gostava de escrever sobre este tema sempre polémico.

O que torna as pessoas homossexuais?

Grande parte da pouca aceitaçao desse comportamento nas sociedades, é porque está espalhado que o comportamento homossexual é uma escolha do indivíduo, ou o produto de uma educação, ou da sociedade.
Se é uma escolha que aos heterossexuais causa tanta repugnância há logo um preconceito que nasce ou um medo que essa escolha os contagie.

Mas o que investiguei sobre isso é que não há evidencia nem provas cientificas nenhumas que demonstrem que os factores ambientais como a educação, ambiente, ou "companhias" influenciem a sexualidade do indivíduo.

Até há estranhos casos de crianças que são meninas até à puberdade, e por isso criadas com bonecas, vozes mansinhas e vestidas de cor de rosa, mas depois desenvolvem órgãos sexuais masculinos, devido a um problema hormonal... e tornam-se rapazes, verdadeiros e assumindo todo o seu comportamento másculo.

Aqui vai a revelação. Até à prova de contrário... todos os organismos são femininos. É o domínio das mulheres antes de tudo!
E depois, embrionáriamente, quando o organismo se começa a desenvolver são libertadas hormonas masculinas que vão formar o corpo de um rapaz.
As hormonas antes de nascermos têm muita influência.

E no caso dos rapazes, se receberem poucos androgénios podem ficar com o cérebro afeminado, e por isso pensarem como raparigas, levando provavelmente mais tarde a um comportamento homossexual.
Enquanto também as raparigas podem receber demasiadas hormonas masculinas durante o desenvolvimento embrionário e tornarem-se mais masculinizadas na sua vida.
Claro que isto não é preto no branco: e não quer dizer que todos os rapazes afeminados sejam gays nem que todas as raparigas brutas sejam lésbicas.
Porque aí está, depende das doses e do local em que a hormona esteja em falta ou em excesso. E não se sabe muito mais sobre isso...

Mas muitas experiências foram feitas com ratos demonstrando o poder das hormonas durante o desenvolvimento embrionário na determinação dos caracteres e comportamentos sexuais.

Acho que as associações de defesa dos gays e lésbicas deviam promover mais este conhecimento da imposição das hormonas na sexualidade. Isso iria levar a uma tolerância da maioria das pessoas.
Ao saber que quando é assim, é assim, quem mandam são elas (as hormonas) e não há cá maneira de convencer ninguém a ser de outra forma...

Sem comentários: