sexta-feira, janeiro 27, 2006

A ignorância geográfica

Uma coisa me espanta é porque é que as pessoas gostam tanto de mostrar a sua ignorância geográfica, mas de forma quase ofensiva.
Eu quando conheço uma pessoa de um país nublado no meu mapa-mundo mental não me ponho logo a inventar, que pensava que aquele país não existia ou era dominado pelo Alto volta ou que desaguava no esgoto do Nilo.
Eu sei lá…
Porque isso pode ser ofensivo para a pessoa que faz parte do país e para o seu orgulho nacional ou geográfico.
Em princípio tento perguntar de forma a pôr-me a mim como ignorante geograficamente e não pondo o país nas ruas da amargura do conhecimento geral.
Ah Butão? Será que há um país com um nome tão estúpido como esse?
Ah Irão, isso é o país dos terroristas…
As coisas que uma pessoa ouve às vezes…

A última foi:
Copenhaga? Já ouvi falar… Não é a capital do IKEA?

Sem comentários: